Relacionamento com o cliente

Tenho a leve impressão de que empresas com grande potencial de crescimento e faturamento têm perdido clientes por motivos idiotas.
É lamentável, mas o que está acontecendo na era da tecnologia e do marketing digital é dar aquele famoso “vácuo” nos “contatinhos” digitais.
Até aí, tudo bem. Quem nunca né?
O problema é quando o “contatinho” não é o “crush” e sim um cliente.

E agora? Como faz?

Estamos imersos em um universo inovador e complexo, porém algumas coisas ainda não mudaram, ou seja, as pessoas ainda carecem de atenção. O empreendedor moderno assume o papel de “faz tudo” e acaba por cometer um erro básico que é não dar a atenção necessária para quem está ali implorando por uma resposta, uma solução ou até mesmo um produto.

Eu, particularmente já perdi as contas de quantas vezes que vi produtos muito legais no Instagram, por exemplo, alguns inclusive anunciados e aí quando fiz o contato para maiores informações e efetivar a compra recebi um vácuo longo ou até mesmo eterno.

Clientes digitais tendem a ser impulsivos e imediatistas, falo por mim, se não me respondem rápido eu tenho tempo para pesquisar mais na concorrência ou até mesmo perceber que não preciso daquele produto e então desistir da compra.

Relacionamento com o cliente é como qualquer relação amorosa. Precisa ter cuidado e frequência para crescer e se fortalecer. O cliente precisa sentir-se acolhido e cuidado para querer ficar. É normal estar sobrecarregado, é normal ter que economizar e ter que fazer tudo sozinho para o seu negócio, o que não pode ser encarado como normal é deixar um cliente sem resposta.

Planeje sua rotina enquanto empreendedor e dedique um horário específico para conversar com os seus clientes. Mostre-se envolvido com as necessidades das pessoas que te procuram e dê a elas atenção e solução.

Outra dica coloque mensagem automática nos canais informando o horário de atendimento ou que em breve você irá dar o retorno. Há várias formas de atender e responder. E o principal, entenda que negócios são feitos de pessoas para pessoas e para que essa relação funcione é necessário investir em tempo, atenção e conversas com o seu público.

Cuide de quem procura sua empresa, cative seus contatos!

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